TERAPIA

PRESENCIAL

De forma breve, a Terapia Analítico-Comportamental pode ser definida como um processo no qual uma pessoa tecnicamente capacitada (o terapeuta) ajuda o cliente (pessoa geralmente com algum grau de sofrimento) a melhorar o conhecimento que tem de si mesmo a partir de uma análise de sua história de vida passada e presente. Um dos principais objetivos da terapia é capacitar o cliente a compreender os motivos pelos quais ele se comporta da forma como o faz.

As análises e interpretações feitas pelo terapeuta, juntamente com o cliente, permitem compreender o sofrimento vivenciado pelo cliente, bem como planejar intervenções que ampliem seu repertório comportamental para que ele possa lidar com as situações do cotidiano de uma maneira mais segura e ter uma vida mais feliz. Vale lembrar que um processo terapêutico também é muito bem vindo quando a pessoa está “funcionando bem” e deseja alavancar sua vida pessoal e/ou professional.


TERAPIA X COACHING

Apesar de os dois processos atuarem na direção de ajudar o cliente em suas questões, a Terapia tem uma preocupação maior em compreender a história do indivíduo, proporcionando assim uma ampliação no autoconhecimento de forma mais acentuada. Num processo terapêutico, o cliente também é encorajado a tomar decisões e se engajar em ações que alterem as circunstâncias que promovem seu sofrimento. Já o Coaching tem como foco ajudar o coachee a sair do ponto onde se encontra (situação atual) e ir em direção à situação desejada, atingindo assim o objetivo previamente estabelecido.

TERAPIACOACHING
INDICAÇÃOPessoas cujo sofrimento interfere significativamente no bom andamento da vida como um todo.Pessoas que conseguem dar um bom prosseguimento na vida, mesmo havendo algum sofrimento envolvido.
OBJETIVOSAmpliar o autoconhecimento, o sentimento de autoestima e autoconfiança; Instrumentalizar o cliente a fazer análises e interpretações sobre o modo como se comporta, a fim de identificar as causas do sofrimento, além de formas de amenizá-lo; Ampliar o repertório comportamental do cliente como um todo, ajudando-o no enfrentamento das dificuldades e na construção de uma vida com mais sentido;
Desenvolver habilidades comportamentais específicas, mas que possam ser utilizadas na vida como um todo.
Ajudar o coachee no estabelecimento de um objetivo bem definido, bem como na identificação de metas para alcançá-lo; Desafiar o coachee a descobrir e utilizar o máximo de seu potencial para atingir o objetivo; Levar o coachee a buscar novos entendimentos, alternativas e opções capazes de fazer com que ele amplie suas realizações e conquistas;
Desenvolver habilidades comportamentais específicas, porém voltadas para alcançar metas pré-estabelecidas.
FOCOPassado / Presente / Futuro (cuida do sujeito como um todo)Presente / Futuro (direcionado ao objetivo delimitado pelo coachee)
AVALIAÇÃO DO PROCESSOConstanteConstante
RESULTADOSResultados positivos podem ser observados como consequência de um bom processo terapêutico.Há um compromisso em produzir resultados positivos.
DURAÇÃOTempo indeterminadoNúmero pré-estabelecido de sessões
PROFISSIONAL CAPACITADOPsicólogo (Graduação em Psicologia)Coach (Formação em Coaching)

GHOEBER MORALES

TERAPEUTA E COACH

A graduação em Psicologia na UFMG (1999-2003) me deu as bases teóricas e científicas que eu tanto precisava para sair da posição de "uma pessoa interessada" sobre o comportamento humano para a posição de "um estudioso e especialista na área". Começava ali, oficialmente, minha formação como terapeuta.




É VOCÊ

QUEM DECIDE AONDE QUER CHEGAR!

Ninguém melhor do que você para construir uma vida com mais sentido! Chegou a hora de ter uma vida que te faça mais feliz! Há infinitos percursos possíveis de serem trilhados...