Vamos Juntos?

 

Aqui você poderá sonhar, planejar e traçar seus novos caminhos e objetivos em um ambiente leve, agradável e acolhedor. Que tal uma pausa na correria do dia a dia para dar prioridade a você mesmo(a)? Um espaço pensado totalmente para você, onde tudo foi escolhido a dedo: do café gourmet às fragrâncias que pairam pelo consultório. Aqui, cada detalhe conta!


Perguntas Frequentes

Preparei uma série de perguntas e respostas que podem te auxiliar a entender como eu posso te ajudar na construção de uma vida com mais sentido.

Qual a formação superior exigida para uma pessoa se tornar um Psicólogo Clínico?
Graduação em Psicologia, com duração de 5 anos.
Qual a formação superior exigida para uma pessoa se tornar um Coach?
Nenhuma. O Coaching é uma profissão não regulamentada. Qualquer pessoa pode se tornar um Coach, desde que se submeta a um curso de Formação em Coaching. Portanto, é fundamental ficar atento ao profissional que se está contratando. Vale ressaltar que muitos coaches são também terapeutas. Isso é um diferencial na medida em que o coach que é terapeuta tem um conhecimento abrangente a respeito do ser humano, já que passou anos de sua vida dedicados a compreender a subjetividade e as diferentes formas de se comportar.
Qualquer pessoa pode passar por um processo de Coaching?
Não. Diferentemente da Terapia, cuja indicação é tradicionalmente para pessoas que apresentam um grau de sofrimento que atrapalha o bom andamento de suas vidas de forma significativa, o Coaching é indicado para pessoas cujo nível de sofrimento não compromete seu bom funcionamento. Portanto, há a necessidade de uma avaliação inicial a fim de identificar de qual dos dois processos o indivíduo melhor se beneficiará, no momento da vida em que se encontra. Vale lembrar que um processo psicoterapêutico também pode auxiliar e ser muito útil para pessoas que desejam alavancar algum setor de suas vidas, como ocorre num processos de Coaching. Portanto, uma avaliação feita por um profissional competente é um primeiro passo, fundamental, para esclarecer tais indicações, já que Coaching e Terapia são serviços distintos.
Eu preciso ter um objetivo já estabelecido para iniciar um processo de Coaching?
Não. Uma das tarefas do coach é ajudar o coachee no estabelecimento de um objetivo bem definido, para que se possa dar prosseguimento ao processo. O que é preciso é estar disposta a implementar mudanças.
Com quais objetivos o Coaching trabalha?
Com aquilo que for importante para o coachee, já que é este quem estabelece o(s) objetivo(s). Assim, o Coaching pode se mostrar útil, por exemplo, em casos de pessoas que querem emagrecer, melhorar o desempenho profissional, relacionar-se melhor com o cônjuge, ganhar mais dinheiro, passar num concurso público, conseguir um novo trabalho, etc. Não importa qual seja seu objetivo, num processo de Coaching você terá ferramentas e uma metodologia poderosa à sua disposição!
Quantas sessões de Coaching são necessárias? E na Terapia?
No geral, o Coaching costuma trabalhar com “pacotes” de 10 a 12 sessões, observando-se resultados extremamente positivos. Ainda que o cliente não atinja seu objetivo com este número de sessões (dependendo do objetivo, sua execução exige um tempo maior), com o aprendizado ocorrido nestas sessões o coachee é capaz de continuar trilhando seu próprio caminho. Sessões adicionais podem ser contratadas. Situações como esta são discutidas, caso a caso, com o coach. Já a Terapia não tem um número pré-estabelecido de sessões, podendo variar de alguns meses até alguns anos.
O Coaching é um programa formatado, igual pra todo mundo?
Não! O coach possui uma diversidade de ferramentas e técnicas disponíveis. Ele escolherá aquelas que forem mais adequadas para que cada coachee atinja seu objetivo. Portanto, cada processo é singular. Além disso, as ferramentas são apenas uma parte do processo.
A Terapia faz uso de técnicas?
A Terapia Analítico-Comportamental possui um arsenal de técnicas comportamentais eficazes, e que podem sim fazer parte do processo terapêutico. Porém, cada caso deve ser analisado em particular pelo terapeuta e, ainda que alguma técnica seja utilizada, ela é apenas um recurso adicional, apenas uma parte do processo.
Caso eu tenha contratado um pacote de 10 sessões de Coaching e na sessão de número 7, por exemplo, eu já esteja satisfeito… Posso interromper o processo?
Sim, a qualquer momento isso pode ser feito, e o valor refrente às sessões não utilizadas é devolvido ao coachee.
Quanto tempo dura uma sessão?
As sessões de Coaching duram até 1 hora e 30 minutos, enquanto que as sessões de Terapia duram aproximadamente 50 minutos.
As sessões são semanais?
Na Terapia, é comum que inicialmente as sessões sejam semanais. Mais para o final do processo, o cliente começa a ter sessões quinzenais e, aos poucos, as sessões vão sendo mais espaçadas. No Coaching, as sessões iniciais também costumam ser semanais, mas gradualmente podem ser mais espaçadas, ocorrendo encontros quinzenais ou mensais. Depende de cada caso.
Pode ser feito via Internet?
Não são permitidas, ainda, sessões de Terapia via Internet (salvo algumas exceções). Já o processo de Coaching pode ser realizado totalmente via Skype ou qualquer outra plataforma online, além de presencialmente.